Tratamento de Queimaduras

O número absoluto de queimaduras vem sofrendo queda nos últimos anos, entretanto as queimaduras ainda são situações dramáticas e graves dependendo de sua extensão. O principal mecanismo de queimadura é o escaldo (líquidos quentes), atingindo principalmente crianças em acidentes domésticos. Outros tipos de queimaduras comuns são as causadas por fogo, objetos quentes superaquecidos ou incandescentes e explosões de combustíveis. Com menor frequência também podem ser provocadas por substâncias químicas como ácidos, soda cáustica ou mesmo eletricidade (acidentes de trabalho, pipas na rede elétrica, crianças em contato com tomadas domésticas).

A queimadura é dividida em graus, de acordo com a profundidade acometida, sendo também diretamente proporcional à gravidade. Os graus de queimadura são:

• Primeiro grau: envolve a camada mais superficial da pele, a epiderme. Caracterizada por vermelhidão e dor importante, não apresenta bolhas. Bom prognóstico, com total restauração, sem sequelas.
• Segundo grau: envolve a epiderme e a derme, dependendo da profundidade pode ser classificada em superficial ou profunda. Caracterizada por vermelhidão com bolhas pronunciadas, fundo róseo a esbranquiçado. As queimaduras de segundo grau são extremamente dolorosas. Prognóstico dependente da profundidade, podendo restaurar totalmente, deixar marcas discrômicas na pele ou cicatrizes e contraturas.
• Terceiro grau: envolve toda a espessura da pele, podendo acometer tecidos mais profundos. Caracterizada por tecido esbranquiçado ou acastanhado, rígido, geralmente não doloroso. Prognóstico ruim, intervenção cirúrgica necessária e tratamento especializado. Se não tratada, evolui com cicatrizes e contraturas importantes em 100% dos casos.

O tratamento das queimaduras é especialidade da cirurgia plástica. O tipo de cuidado dependerá de sua profundidade, podendo variar de somente curativos, até múltiplas cirurgias. Para ter acesso ao melhor tratamento, consulte um cirurgião plástico.

Alguma dúvida?

Deixeu seus contato que retornaremos

Rua Restinga, 113 – Cj. 1604 – Tatuapé – São Paulo/SP

contato@amaroepasquarelli.com.br

(11) 2533-6258

(11) 98945-8928

Rua Restinga, 113 – Cj. 1604 – Tatuapé – São Paulo/SP

contato@amaroepasquarelli.com.br

(11) 2533-6258

(11) 98945-8928

Endereço

Rua Restinga, 113 – Cj. 1604 – Tatuapé – São Paulo/SP

Seguir