Envelhecimento Facial

Quem não está preocupado com aquelas ruguinhas que insistem em aparecer com o passar dos anos? Claro, a nossa face é o principal instrumento de interação social que temos. Nela estão contidos os mais nobres órgãos sensoriais do corpo, além de ser nosso real cartão de visita, dando base ao famoso jargão “a primeira impressão é a que fica”. Por ser responsável pela importante função de nos comunicar com o mundo, sua estrutura não poderia deixar de ser complexa anatomicamente (rica em músculos e nervos), para gerar nossas expressões de sorriso, felicidade, tristeza, preocupação, etc.

Como todo nosso corpo, a face também sofre com a ação implacável do tempo, sofrendo mudanças estruturais de acordo com o nosso envelhecimento. Com o passar dos anos, inicia-se um processo de perda de água pela pele e as fibras de colágeno tendem a diminuir sua quantidade, isto pela redução do número de fibroblastos na derme. Com isso a pele torna-se progressivamente mais enrugada e fina. Os sulcos naturais tornam-se mais salientes, se manifestando como olheiras, ou até mesmo o famoso bigode chinês. Támbem observa-se uma perda do volume facial, por meio da queda da gordura da região malar (maçãs do rosto) e perda de massa óssea do crânio. Essa perda de sustentação da pele pelas estruturas mais profundas, pode ser vista na região inferior da mandíbula, como uma sobra de pele conhecida como “bulldog”, alterando o contorno facial. A flacidez das pálpebras reduz a abertura dos olhos e o posicionamento das sobrancelhas tende a ceder, dando à pessoa um ar de cansaço crônico.

Existem basicamente dois tipos de rugas na face, as dinâmicas e as estáticas:

• Rugas dinâmicas: formadas pela ação da musculatura de expressão facial sobre a pele, não são percebidas quando a musculatura está relaxada. Esse tipo de ruga é muito variável de pessoa para pessoa, formando sulcos em áreas diversas dependendo da força da musculatura de cada um (rugas transversais na testa, pés de galinha, rugas nasais). O melhor tratamento neste caso é a aplicação de toxina botulínica.

• Rugas estáticas: com o tempo as rugas dinâmicas não tratadas tendem a criar marcas permanentes na derme transformando as rugas dinâmicas em estáticas, isto é, aquela ruga que só aparecia à expressão, torna-se permanente. Ocorre também o reposicionamento da gordura e das estruturas da face, que colaboram para o aumento dos sulcos naturais da face.

O tratamento destas rugas bem como da flacidez cutânea em geral deve ser individualizado e multifacetado, dependendo do grau de alteração de cada paciente. Aqui lançamos mão de terapias cosmiátricas, como o uso de toxina botulínica, uso de bioestimuladores, preenchimentos, radiofrequência fracionada ou até mesmo de procedimentos cirúrgicos como blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), enxertia de gordura e lifting facial (cirurgia de rejuvenescimento facial).

Alguma dúvida?

Deixeu seus contato que retornaremos

Rua Restinga, 113 – Cj. 1604 – Tatuapé – São Paulo/SP

contato@amaroepasquarelli.com.br

(11) 2533-6258

(11) 98945-8928

Rua Restinga, 113 – Cj. 1604 – Tatuapé – São Paulo/SP

contato@amaroepasquarelli.com.br

(11) 2533-6258

(11) 98945-8928

Endereço

Rua Restinga, 113 – Cj. 1604 – Tatuapé – São Paulo/SP

Seguir